sábado, 2 de novembro de 2013

A História do Halloween


O Halloween é uma celebração muito importante para os países de língua inglesa.

A origem do Halloween está relacionada com os povos celtas, que viveram nas Ilhas Britânicas e na Gália (hoje, norte de França) há cerca de dois mil anos. Os celtas celebravam o Samhain, um festival que marcava o início do novo ano, e também do Inverno, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Eles acreditavam que, nestes dias, os espíritos dos seus antepassados voltavam para visitar os seus familiares.
 


Alguns séculos mais tarde, com a expansão da religião cristã, o Papa Bonifácio IV instituiu a celebração de uma festa em honra de todos os santos. Inicialmente celebrada no dia 13 de maio, esta Festa de Todos os Santos passou depois para o dia 1 de novembro, coincidindo então com as celebrações do calendário celta.

A origem da palavra Halloween está relacionada com o significado da noite de 31 de outubro: All Hallows Eve (Noite de Todos os Santos) ou Hallow Evening (Noite Sagrada).

A tradição do trick or treat terá começado na Inglaterra da Idade Média, época em que os pobres pediam de porta em porta, em troca da promessa de rezarem pelos mortos. Hoje, todas as crianças se mascaram para ir de porta em porta dizer “doce ou travessura”.
 


No séc. XIX, milhões de irlandeses (povo de origem e cultura celta) emigraram para os Estados Unidos da América, levando com eles o Halloween. Aqui, esta data tornou-se ainda mais popular, e os nabos, que eram usados como lanternas para afugentar os espíritos, foram substituídos pelas célebres abóboras!
 

 

Como podes ver, o Halloween que conhecemos hoje é resultado da mistura de muitas tradições de diferentes povos e culturas.
 

Happy Halloween!

Sem comentários:

Enviar um comentário